Nas últimas semanas, um dos tópicos mais comentados do mercado cripto foram os novos jogos online que utilizam cripto em suas soluções.
Não é de hoje que a indústria trilionária de games é vista como um setor em que sistemas descentralizados, blockchain e cripto têm um potencial enorme de entrada – e o que me parece é que tudo isso começa a entrar na fase exponencial.
Quem tem filho já deve ter ouvido falar das “v-bucks”, a moeda de troca do jogo Fortnite. Ela nada tem a ver com cripto e é uma forma de se comprar o que você quiser dentro do jogo – e somente dentro dele.
Sua compra e venda é centralizada. Esse foi o modelo de negócio escolhido nesse caso, mas poderia ter sido o da criação de um token em blockchain, negociado livremente e com o preço determinado pelo mercado.
Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir
É por esse caminho que alguns jogos estão indo. Um dos formatos que tem tido bastante sucesso é o do “play to earn” (jogue para receber).
Nesse modelo, você joga um game e, por jogá-lo, ganha alguma coisa. O próprio Fortnite tem isso, já que, dependendo do que faça, você pode ser presenteado com “v-bucks”.
No caso dos jogos que envolvem cripto, em vez de você receber uma moeda que só é transacionada com uma entidade central, você recebe um token e pode fazer com ele o que quiser, inclusive trocá-lo por dólar ou outra moeda fiduciária.
Esse é o caso do Axie Infinity, um jogo inspirado nos Pokémons. À medida que joga, vai ganhando AXS, token que é emitido na rede Ethereum.
Com os AXS, você pode comprar tudo dentro do jogo: de outros Axies (que são os bichinhos que parecem os Pokémons) a terras e outros itens, mas pode também vender os AXS para outra pessoa em uma transação P2P.
Vale ressaltar que esses Axies e pedaços de terra também são NFTs e, portanto, únicos. Além disso, existe um mercado secundário na plataforma.
Dessa forma, além de ganhar por jogar, você pode também ganhar com a valorização dos NFTs que comprar. Alguns desses Axies já foram negociados a mais de US$ 1,5 milhão.
Outra iniciativa que vai na mesma linha, e que também tem causado grande alvoroço, é a do Star Atlas.
Ele ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas a venda do seu token via Exchange FTX se esgotou em 1 segundo.
Quando o mercado secundário começou, o preço dele era 50 vezes o da oferta inicial. Um bom resultado para quem conseguiu comprar o token na oferta inicial.
A Star Atlas utiliza a blockchain da Solana, que também tem seu token e teve um aumento de valor considerável.
Esse jogo segue a mesma lógica da Axie Infinity, mas de visual mais futurista, com espaçonaves, outros planetas etc. Todos esses são também NFTs e podem ser comprados com a moeda do jogo.
Na verdade, a descrição do jogo vai além disso, colocando-o como a próxima geração de jogos de metaverso que se aproveita da confluência de blockchain, gráficos em tempo real, jogos multi-jogadores e DEFI.
Aliás, o trailer de lançamento da Star Atlas é incrível e aconselho que todos vejam.
A junção de cripto, games, NFTs, metaversos e outras tecnologias está criando soluções bastante interessantes que, independentemente de onde você esteja morando e no que trabalhe, mais cedo ou mais tarde, vão te afetar. Então, melhor continuar ligado e acompanhando.
E por falar nisso, para quem não viu ainda, corra para ver o trailer do filme “Matrix Ressurrections”, que será lançado em dezembro. Espetacular.
Referências utilizadas nesse artigo:
Axie Infinity
Axie Infinity Shards – $AXS – Axie Infinity
8 Things to Know Before You Buy Axie Infinity (AXS)
Experience | Star Atlas
Star Atlas Launches a New Era of Gaming with Record-shattering Token Sales | Star Atlas
Star Atlas | Solana | Solana: Build crypto apps that scale
Star Atlas – Teaser Trailer Part 1 – YouTube
The Matrix Resurrections – Official Trailer 1 – YouTube
Onde continuamos…
Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Site: www.fintrender.com
Facebook: @Fintrender
YouTube: @Fintrender
Podcast: Fintechs e novos investimentos