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SÃO PAULO – Passada a euforia da compra da TV de plasma, causada pela Copa do Mundo e por promoções inusitadas, alguns consumidores tiveram problemas com o aparelho, que não funcionou da mesma maneira que na loja.
Isso porque, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, é preciso observar alguns detalhes na hora da compra, para que sua TV de plasma não se transforme em uma enorme dor de cabeça.
Fique atento!
Os primeiros problemas a aparecer são as restrições técnicas dos aparelhos, que não são informados pelos fornecedores na hora da venda dos televisores de plasma. Por isso, pergunte bastante e tire todas as suas dúvidas antes de comprar.
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Lembre-se ainda que a TV de plasma nunca terá a mesma imagem que você vê nas lojas e que ela tem tecnologia para exibir com perfeição somente quanto o sinal é digital (em canal aberto ou fechado sem transmissão digital, a imagem é granulada e de péssima qualidade).
Além disso, como este tipo de televisor tem formato retangular e a maioria da programação é quadrada, o consumidor terá duas tarjas pretas do lado da imagem. No entanto, depois de cerca de duas horas, a mancha na tela será definitiva, por causa do efeito burn in.
“O pior é que os novos modelos de TV de plasma não trazem informação sobre algum recurso anti-burn in no manual de garantia e funcionamento”, argumenta o presidente do Ibedec.