Uber tem lucro líquido pela 1ª vez, mas desaponta com Ebitda negativo no 2º trimestre

Lucro da companhia foi beneficiado por investimentos; sem eles, empresa perdeu mais de US$ 500 milhões no trimestre

Mariana Zonta d'Ávila

(Spencer Platt via Getty Images)
(Spencer Platt via Getty Images)

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SÃO PAULO – O aplicativo de caronas Uber ([ativo=U1B34]) registrou seu primeiro lucro líquido da história no segundo trimestre de 2021, no valor de US$ 1,1 bilhão. Os resultados foram divulgados na quarta-feira (4), após o fechamento do pregão.

Apesar do lucro no período, o dado foi beneficiado por ganhos não realizados de US$ 1,4 bilhão e US$ 471 milhões, devido à reavaliação dos investimentos de capital da Uber na Didi e na Aurora, respectivamente.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) foi negativo em US$ 509 milhões, US$ 150 milhões menor que no primeiro trimestre do ano, mas US$ 328 milhões acima do registrado no mesmo período de 2020. Já a margem Ebitda foi negativa em 2,3%.

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No comunicado, a Uber reafirmou a expectativa de alcançar rentabilidade pelo Ebitda ajustado até o fim do ano.

“À medida que avançamos em direção a esse marco importante, esperamos que nossa perda de Ebitda ajustado no terceiro trimestre melhore para menos de US$ 100 milhões, além de registrar reservas brutas entre US$ 22 bi e US$ 24 bilhões”, disse o CFO Nelson Chai, em carta aos investidores.

No último trimestre, a companhia registrou uma receita de US$ 3,93 bilhões, aumento de 105% na base anual e acima dos US$ 3,75 bilhões esperados por economistas consultados pela Refinitiv.

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Até agora, o segmento Eats, de delivery, da Uber, tem ajudado a companhia a atravessar os ventos contrários da Covid-19 ao redor do mundo. Isso porque, quando as pessoas pararam de se locomover pelas cidades, a companhia investiu no serviço de entregas de alimentos e mercadorias.

Entre os meses de abril e junho, o braço de delivery da companhia seguiu superando seu principal negócio de carona. Enquanto o primeiro teve receita de US$ 1,96 bilhão, o segundo somou US$ 1,62 bilhão. Ambos os negócios tiveram aumento de 122% e 106%, respectivamente.

De acordo com a Uber, o número de entregadores cadastrados no aplicativo cresceu para mais de 750 mil no trimestre.

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Com relação ao serviço de caronas, a empresa não forneceu um número exato de motoristas, mas disse estar otimista sobre as taxas de crescimento após novos investimentos nos últimos meses.

A Uber relatou 1,51 bilhão de viagens na plataforma, um aumento de 4% em relação ao primeiro trimestre e de 105% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a companhia, os motoristas e entregadores ganharam um total de US$ 7,9 bilhões durante o trimestre.

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Em breve comentário, a casa de análise Levante avalia que o balanço da Uber veio regular, com alguns dados operacionais e de receita fortes, mas margens ainda abaixo do esperado. Os analistas esperam impacto negativo no preço das ações UBER no curto prazo.

Na quarta, após a divulgação dos resultados, as ações da Uber apresentaram fortes quedas de até 11% no aftermarket, depois de já terem caído mais de 2% na sessão regular.

Nesta quinta-feira (5), por volta das 12h (horário de Brasília), as ações da Uber tinham alta da ordem de 3% na Bolsa de Nova York (NYSE).

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