TV digital permitirá controle da programação, segundo Ministério da Justiça

A partir da adoção do sistema, os pais poderão bloquear os programas inadequados para os filhos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A TV digital pode ser uma grande aliada dos pais que temem pelos programas inapropriados assistidos pelos filhos.

Segundo o diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, José Elias Romão, com a nova tecnologia, a TV poderá conter um dispositivo para bloquear a exibição de qualquer programa.

Bloqueio

“Essa vinculação é necessária porque hoje não há nas TVs brasileiras um dispositivo de bloqueio que permita aos pais selecionar os canais ou os conteúdos que chegam”, explica Romão. “A classificação tal com se apresenta hoje [relação entre faixa horária e faixa etária] está preparada para as inovações tecnológicas”.

Continua depois da publicidade

Mais critérios de classificação estão em discussão, como a indicação de “especialmente recomendado para crianças e adolescentes”, exibido antes de programas que tenham conteúdos voltados para essas faixas etárias.

A partir de agora, serão exibidos símbolos padronizados com a recomendação da idade ideal para assistir aos programas e filmes.