Televisores devem ficar até 5% mais caros neste final de ano

Segundo previsão da Eletros, aumento se deve à popularização dos aparelhos de plasma e LCD e ao custo do frete

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os televisores devem ficar entre 3% e 5% mais caros neste final de ano. A previsão é da Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Depois de registrar seguidas quedas de preços, a redução da escala de produção, o aumento do custo de fretes e a redução da oferta mundial dos cinescópios tradicionais respondem pela elevação projetada pela Associação, que também cita o aumento do custo do investimento realizado pelos fabricantes anteriormente.

TVs de Plasma e LCD

“Devido à rápida substituição dos televisores convencionais por aparelhos de plasma e LCD em mercados como o dos Estados Unidos, Europa e Japão, muitos fabricantes de cinescópios tradicionais fecharam fábricas, e a oferta do produto caiu”, explica Paulo Saab, presidente da Eletros.

Continua depois da publicidade

Ele diz que conseqüência disso acaba respingando em países que ainda compram aparelhos tradicionais, como Brasil, “o que acentua ainda mais esse desequilíbrio entre a forte demanda nacional e a redução da oferta de cinescópios”, avalia Saab.

Já os fretes devem aumentar em razão das condições precárias das estradas para trazer o produto do Norte do País. “O que deixou o setor sem margem para absorver novos aumentos e pressões de custos.”

Televisores ficaram 15,26% mais baratos este ano

Somente nos nove primeiros meses deste ano, os preços das TVs caíram 15,26%, enquanto a inflação do período foi de 0,67%, segundo medição da FIPE.

Continua depois da publicidade

No ano passado, os preços já haviam recuado 16,09% em relação ao aumento do IPC da FIPE, de 4,52%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.