Gasolina aditivada x comum: quando compensa a troca?

Proteção do sistema interno do veículo, economia com manutenção e diversos outros pontos. O que é verdade e o que é lenda nesse assunto?

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A cena não é incomum: o consumidor chega ao posto e, quando diz ao frentista que quer abastecer com gasolina, logo em seguida vem a pergunta: aditivada ou comum? Poucos sabem a diferença de desempenho entre ambas: o primeiro dado que avaliam é o preço.

Quando a diferença pelo valor cobrado é pequena, por que não preferir a que aparenta ser de melhor qualidade? Mas fique atento e veja quando vale a pena gastar um pouco a mais e como esse tipo de combustível influencia no desempenho de seu veículo.

Diferença

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a diferença entre ambos os tipos é a presença de uma espécie de detergente na composição da aditivada, que acaba por limpar o sistema de alimentação do combustível do veículo.

Continua depois da publicidade

Antônio Cirilo, professor de automobilística da Escola Senai Mariano Ferraz, na Vila Leopoldina, afirmou que, na média, os dois tipos de gasolina possuem o mesmo poder de combustão. Com o diferencial desse agente de limpeza, no entanto, demora mais tempo para a parte interna do veículo ficar com aquela sujeira semelhante ao carvão.

“Isso, mais tarde, traz problema na pré-ignição. Fica um barulho de pino no motor, um som metálico”, explicou, adicionando que, quando isso ocorre, o motorista deve providenciar uma limpeza no sistema. “O motor tem que ser aberto, é necessário fazer uma retífica de cabeçote”, afirmou.

Segundo Cirilo, essa prestação de serviço normalmente custa R$ 800. “Claro que depende de outros fatores para isso, mas levando só em conta a gasolina, sem ser aditivada, o carro apresentará esses sintomas após 50 mil quilômetros rodados”, adicionou.

Continua depois da publicidade

Anti-corrosivo e capacidade de combustão

Existem ainda gasolinas aditivadas que, além do poder de limpeza, possuem anti-corrosivos, que melhoram o desempenho do motor e, conseqüentemente, economizam de 2% a 4% do combustível.

“Nesses casos o motor trabalha mais livre”, explicou, lembrando a vantagem de que esse componente protege mais as peças da engrenagem.

Pode alternar?

Outra dúvida que pode surgir é: é possível utilizar alternadamente os dois tipos de gasolina? De acordo com o professor, a prática não traz qualquer problema.

Continua depois da publicidade

O que ocorre, explicou, é que, quando o tanque contiver um pouco da aditivada e, em seguida, receber a comum, o poder de limpeza acabará diminuindo.

Informe-se sobre o seu veículo

Então, você descobriu o que precisava: agora, nada de gasolina comum. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Determinadas fabricantes, já preparadas para a utilização do combustível convencional, acabam adequando o sistema dos veículos para responderem melhor a essa composição química.

Se o consumidor utilizar o produto com esse “detergente” o resultado pode ser contrário: a injeção eletrônica do carro será prejudicada e o que era consideradoo uma economia acaba se tornando um problema.

Continua depois da publicidade

Por isso, orientou Cirilo, o melhor é ler atentamente o manual do usuário para descobrir que tipo de combustível o seu carro pede. “É ele que vai dizer o que é melhor para o desempenho”, orientou.

Carro é para usar

O professor ainda afirmou que, ao contrário do que se pensa, deixar o carro guardado na garagem, na tentativa de conservá-lo, é um grande erro. O motivo é que óleos lubrificantes também possuem esse detergente, capaz de fazer uma limpeza no sistema interno do automóvel.

No entanto, ele só é ativado quando o veículo é utilizado por um tempo e seus dispositivos internos ultrapassem os 80 graus Celsius. “Quem utiliza o carro só para ir à padaria acaba tendo que fazer a limpeza mais cedo”, explicou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.