Uber lança categoria de táxis para viagens feitas na cidade de São Paulo

Modalidade deve chegar na plataforma em agosto e atende à demanda de usuários corporativos

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – A Uber anunciou que vai incluir táxis em seu aplicativo como mais uma categoria para viagens realizadas na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, a nova modalidade deve estar disponível no app a partir de agosto.

O aplicativo, que já passou por vários embates com taxistas, disse que a novidade faz parte da estratégia da companhia ampliar as opções de serviços para os usuários, especialmente os clientes corporativos.

Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, afirmou que o Uber Taxi era um pedido recorrente dos clientes corporativos. “Como táxis são autorizados nas faixas de ônibus, alguns clientes revelam buscar essa opção quando precisam acessar locais como a região da avenida Paulista, por exemplo”, disse a executiva em nota sobre o anúncio da nova categoria.

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Taxistas credenciados na prefeitura de São Paulo podem baixar o app da Uber para parceiros e iniciar o cadastro na plataforma a partir da semana que vem.

De acordo com a Uber, São Paulo será a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Taxi. A primeira foi Santiago, no Chile, no mês passado. No mundo, a categoria entrou no portfólio da Uber há mais de cinco anos e está disponível em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. No último ano, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.

Uber taxi
(Divulgação)

Ampliação

O lançamento da categoria de táxis faz parte da estratégia da Uber de se consolidar não só como aplicativo para transporte de passageiros, mas como uma espécie de market place, com diversos tipos de serviços de transporte.

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A empresa ressalta que em São Paulo, o app já conta com uma integração com o transporte público que traz informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens. Recentemente foi lançada a categoria Uber Flash, para o envio de objetos e documentos, e teve início a parceria com a Cornershop para compras de supermercado.

“Com mais essa novidade, a Uber avança rumo à missão de se tornar o app de preferência dos brasileiros não apenas para se movimentar pelas cidades usando carro, táxi, ônibus ou o que for mais conveniente no momento, mas também para fazer compras de refeições, supermercado ou enviar pacotes, tudo pelo celular”, afirma Woods.

Já o Uber Taxi foca na estratégia da Uber para Empresas, a solução para negócios da Uber, que neste ano lançou soluções de delivery corporativo. “Com a Uber para Empresas, o empreendedor ou gerente passa a poder consultar e prever gastos com transportes e alimentação a partir de uma única plataforma, eliminando, por exemplo, a prestação de contas tradicional”, acrescenta a executiva.

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Cadastro de taxistas e valor da viagem

O cadastro de taxistas será feito da mesma forma de outros parceiros Uber. O interessado deve apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O valor da viagem vai seguir a mesma tabela de tarifas da legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança, que será feita apenas por meios de pagamento digitais.

Como o preço é calculado pelo taxímetro, o app vai mostrar um intervalo estimado de valores, que podem mudar ao longo da viagem. Antes de cada solicitação, será exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.

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Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também vão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.

Assim como nas outras categorias, ao final de cada trajeto, taxistas e passageiros podem avaliar um ao outro de forma anônima. A empresa monitora essas informações e pode excluir da plataforma aqueles que tiverem avaliações muito baixa.

Todas as viagens são cobertas por um seguro da Uber para acidentes pessoais e os taxistas poderão pedir reembolso, assim como os demais parceiros, pela compra de máscaras e álcool em gel, bem como agendar higienização do carro e adquirir uma divisória plástica para o interior do veículo no Centro de Higienização da Uber.

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E os taxistas também terão acesso ao programa de assistência financeira da Uber em razão da Covid-19, em que os parceiros recebem o equivalente à média de ganhos que tiveram antes da solicitação de auxílio.

Segurança

As viagens de táxi contarão com os mesmos procedimentos de segurança das demais modalidades. Antes de começar a viagem, o usuário recebe as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e recebe um código de verificação que pode ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.

Os condutores passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Taxistas e passageiros passarão por checklist antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e sempre usar a máscara.

Por meio do botão Recursos de Segurança, é possível compartilhar a localização e o tempo de chegada ao destino em tempo real, com quem desejarem. O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de emergência diretamente do app.

As viagens são registradas por GPS e caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem perguntando se é necessário algum suporte.