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SÃO PAULO – Manter um carro, segundo a Agência Autoinforme, custa cerca de R$ 500 mensais, entre manutenção e combustível. O ideal, então, é economizar sempre que possível, seja no preço da gasolina e do álcool na hora de abastecer, seja com mecânica.
O que poucos motoristas sabem é como preservar o veículo. Mas, seguindo algumas recomendações básicas do orientador da área de automobilística da Escola Senai Almirante Tamandaré, Bartolomeu Moio Junior, é possível demorar mais para gastar de R$ 1.370 a R$ 3,9 mil, dependendo do modelo do carro. Quer saber como? Veja quais são as cinco autopeças que desgastam mais facilmente.
1º Os campeões: pastilhas e discos de freio
Um detalhe que garante a segurança de quem dirige e dos ocupantes do carro é o que mais facilmente gera problemas e, por conseqüência, necessidade de troca. Uma saída para prolongar ao máximo a vida útil das pastilhas e discos de freio e economizar dinheiro é uma tática já conhecida por muitos motoristas: reduzir a marcha antes de frear.
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Conforme Moio, outro ponto importante é evitar conduzir o veículo desengatado. Para se ter uma idéia, entre peças e mão-de-obra, a troca do jogo de pastilhas, discos e fluido de freio sai, em um carro popular, por cerca de R$ 185. Quando o assunto são modelos considerados como “top de linha”, esse valor salta para aproximadamente R$ 815.
2º: Pneus
Em segundo lugar, estão os pneus. De acordo com o docente, o ideal para evitar que os itens durem menos é fazer rodízio entre eles a cada 5 mil quilômetros, calibrá-los semanalmente e manter a suspensão em perfeitas condições.
Essas técnicas simples garantem uma boa economia: um jogo de pneus de veículos populares sai, na média, por R$ 520, enquanto os de carros mais sofisticados custam R$ 1,2 mil. Vale lembrar que se cobra, de mão-de-obra, R$ 40.
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3º: Conjunto de embreagens
Para evitar gastos de R$ 380 (populares) e R$ 1,3 mil (top de linha) para compra de peças e prestação de serviço, o motorista deve preservar o conjunto de embreagens. E fazer isso é mais fácil do que parece:
- Evite conduzir o veículo com o pé sobre o pedal da embreagem;
- Com o veículo engatado e parado em trânsito, não embrear e desembrear a marcha;
- Não eleve a aceleração bruscamente ao retirar o pé da embreagem.
4º: Componentes da suspensão
O motorista que evitar passar com o carro em buracos, apertar a suspensão sempre que fizer a revisão, não lavar a suspensão com solventes e nem lubrificá-las com óleo demora mais para
gastar:
Carro popular | |
Peça | Preço (item e mão-de-obra) |
Dois amortecedores dianteiros | R$ 290 |
Dois amortecedores traseiros | R$ 270 |
Dois Braços oscilantes | R$ 440 |
Batente do amortecedor | R$ 55 |
Total | R$ 1.055 |
Carro “top de linha” | |
Peça | Preço (item e mão-de-obra) |
Dois amortecedores dianteiros | R$ 2.550 |
Dois amortecedores traseiros | R$ 960 |
Braços oscilantes | R$ 1.950 |
Kit batente do amortecedor dianteiro | R$ 440 |
Total | R$ 5.900 |
Fonte: Senai
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5º: Correias
Para prolongar a vida útil das correias, observe sempre se o carro apresenta barulhos, confira sua tensão e não passe parafinas e desengripantes nas peças.
Com isso, a economia em populares é de cerca de R$ 240 para compra e troca das correias do alternador e a dentada e de aproximadamente R$ 430 em modelos mais sofisticados.
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