Carro: veja as cinco peças de maior desgaste e evite gastos de até R$ 4 mil

O preço da mão-de-obra e dos próprios itens varia de acordo com o modelo do veículo: popular ou top de linha

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Manter um carro, segundo a Agência Autoinforme, custa cerca de R$ 500 mensais, entre manutenção e combustível. O ideal, então, é economizar sempre que possível, seja no preço da gasolina e do álcool na hora de abastecer, seja com mecânica.

O que poucos motoristas sabem é como preservar o veículo. Mas, seguindo algumas recomendações básicas do orientador da área de automobilística da Escola Senai Almirante Tamandaré, Bartolomeu Moio Junior, é possível demorar mais para gastar de R$ 1.370 a R$ 3,9 mil, dependendo do modelo do carro. Quer saber como? Veja quais são as cinco autopeças que desgastam mais facilmente.

1º Os campeões: pastilhas e discos de freio

Um detalhe que garante a segurança de quem dirige e dos ocupantes do carro é o que mais facilmente gera problemas e, por conseqüência, necessidade de troca. Uma saída para prolongar ao máximo a vida útil das pastilhas e discos de freio e economizar dinheiro é uma tática já conhecida por muitos motoristas: reduzir a marcha antes de frear.

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Conforme Moio, outro ponto importante é evitar conduzir o veículo desengatado. Para se ter uma idéia, entre peças e mão-de-obra, a troca do jogo de pastilhas, discos e fluido de freio sai, em um carro popular, por cerca de R$ 185. Quando o assunto são modelos considerados como “top de linha”, esse valor salta para aproximadamente R$ 815.

2º: Pneus

Em segundo lugar, estão os pneus. De acordo com o docente, o ideal para evitar que os itens durem menos é fazer rodízio entre eles a cada 5 mil quilômetros, calibrá-los semanalmente e manter a suspensão em perfeitas condições.

Essas técnicas simples garantem uma boa economia: um jogo de pneus de veículos populares sai, na média, por R$ 520, enquanto os de carros mais sofisticados custam R$ 1,2 mil. Vale lembrar que se cobra, de mão-de-obra, R$ 40.

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3º: Conjunto de embreagens

Para evitar gastos de R$ 380 (populares) e R$ 1,3 mil (top de linha) para compra de peças e prestação de serviço, o motorista deve preservar o conjunto de embreagens. E fazer isso é mais fácil do que parece:

4º: Componentes da suspensão

O motorista que evitar passar com o carro em buracos, apertar a suspensão sempre que fizer a revisão, não lavar a suspensão com solventes e nem lubrificá-las com óleo demora mais para
gastar:

Carro popular
Peça Preço (item e mão-de-obra)
Dois amortecedores dianteiros R$ 290
Dois amortecedores traseiros R$ 270
Dois Braços oscilantes R$ 440
Batente do amortecedor R$ 55
Total R$ 1.055
Carro “top de linha”
Peça Preço (item e mão-de-obra)
Dois amortecedores dianteiros R$ 2.550
Dois amortecedores traseiros R$ 960
Braços oscilantes R$ 1.950
Kit batente do amortecedor dianteiro R$ 440
Total R$ 5.900

Fonte: Senai

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5º: Correias

Para prolongar a vida útil das correias, observe sempre se o carro apresenta barulhos, confira sua tensão e não passe parafinas e desengripantes nas peças.

Com isso, a economia em populares é de cerca de R$ 240 para compra e troca das correias do alternador e a dentada e de aproximadamente R$ 430 em modelos mais sofisticados.

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