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Seguro do carro antigo pode ficar 30% mais barato

Proposta da Fenseg é que reparação de automóveis com mais de dez anos seja feita com peças usadas, e não originais. Idéia será encaminhada à Susep

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O dono de carro com mais de dez anos de uso está mais próximo de poder contratar uma apólice 30% mais barata, na média. Isso porque a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg, antiga Fenaseg) tem como proposta que, durante os reparos, esses automóveis recebam peças originais usadas, com certificado de garantia.

A reparação de um veículo mais antigo tem o mesmo custo de um novo. Dessa maneira, o dono de um veículo zero quilômetro, que custa R$ 30 mil, e o de um mais velho, que sai por R$ 15 mil, desembolsarão o mesmo valor, para comprar determinada peça para o conserto. Com isso, em relação ao preço do automóvel, o segundo consumidor do exemplo gastará mais do que o primeiro. E isso inviabiliza a proteção popular.

Outras propostas

De acordo com a entidade, a proposta será enviada à Superintendência de Seguros Privados (Susep). A Fenseg ainda tem outras duas idéias para viabilizar esse menor preço.

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A primeira delas trata sobre a indenização integral: o pagamento seria efetuado até certo percentual, uma espécie de teto. A outra é a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que tem alíquota de 7%.

Sobre o assunto

Não é a primeira vez que idéias desse tipo são lançadas como possibilidades. Recentemente, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) afirmou que também analisa uma série de propostas, com o intuito de encaminhá-las à Susep, para garantir essa menor cobrança.

Estimava-se que o material fosse entregue até o final de maio à superintendência. Contudo, a assessoria de imprensa do órgão informou ainda não haver qualquer informação oficial a respeito do assunto. A proposta do sindicato era de que a “proteção popular” custasse metade da convencional, que atualmente gira em torno de R$ 900 anuais.

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A idéia do Sincor-SP é que o valor do carro não seja restituído completamente, quando houvesse perda total, ficando ao máximo de 70%, como forma de evitar golpes.

Atualmente, cerca de 30% da frota brasileira é segurada. A idade média dos automóveis está em 9,4 anos, sendo que 51% de todos os carros têm entre 6 e 15 anos.

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