TV Digital: barateamento dos conversores só virá a longo prazo

Para o presidente do Confea, isso ocorrerá com a popularização dos equipamentos e com o aumento da escala de produção

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Engenharia (Confea), Marcos Túlio de Melo, o preço dos conversores das televisões analógicas (para que possam transmitir pelo sistema digital) só cairá a longo prazo.

Em entrevista à Agência Brasil, Melo afirmou que o barateamento dos conversores, como pretende o governo, só acontecerá ao longo do tempo, com a popularização dos equipamentos e o ganho natural decorrente do aumento da escala de produção.

Governo não terá muito o que fazer

“O governo não terá muito o que fazer neta questão do preço. Isto será definido naturalmente pelo próprio mercado, embora sempre haja a alternativa de se buscar políticas de incentivo. Mas logicamente que não será o governo que vai determinar este preço”, argumenta.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o presidente do Confea a forma como o governo federal conduziu o processo de implantação da TV digital no país, com a participação da iniciativa privada e das universidades, a partir do modelo utilizado no Japão, foi benéfica.

“A partir do modelo japonês nós conseguimos desenvolver o nosso próprio sistema, que é inclusive mais avançado do que os três sistemas hoje existentes no mundo: o norte-americano (ATSC), o europeu (DVB) e o do próprio Japão (ISDB)”, concluiu.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.