XP Inc. compra Fliper, fintech de consolidação de investimentos, para focar em open banking

O negócio faz parte da estratégia de crescimento da companhia e tem o objetivo de acelerar o movimento do open banking no Brasil

Giovanna Sutto

Guilherme Benchimol, durante IPO da XP Inc (Foto: Matheus Detoni/Divulgação)
Guilherme Benchimol, durante IPO da XP Inc (Foto: Matheus Detoni/Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou, nesta segunda-feira (8), a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, plataforma de consolidação automatizada de investimentos. A conclusão da operação está sujeita à autorização prévia do Banco Central e o valor da aquisição não foi revelado.

O negócio faz parte da estratégia de crescimento da companhia e tem o objetivo de acelerar o movimento do open banking no Brasil, ao mesmo tempo que visa oferecer aos clientes um diferencial para administrarem seus investimentos.

Open banking é o sistema que permite que outras empresas e serviços acessem os dados do clientes – com a autorização explícita. Um dos princípios é que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições.

Continua depois da publicidade

Segundo o comunicado, Felipe Bonani, Renan Georges e Walter Poladian, fundadores da fintech, permanecem com uma participação na empresa e total independência na gestão do negócio, contando agora com a estrutura da corretora em áreas como segurança, tecnologia, backoffice e marketing para alcançar um crescimento ainda mais seguro e relevante do negócio.

Fundada em 2017, a Fliper permite, mediante autorização do usuário, investir em diversos bancos e corretoras do país pelo seu aplicativo, que também faz a consolidação automática das aplicações, compara o desempenho da carteira com índices, acompanha a evolução do patrimônio do cliente, entre outras funcionalidades.

A fintech mapeia mais de R$ 7 bilhões em investimentos em sua plataforma e deve superar a marca de 5 milhões de usuários nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

“A Fliper vai nos aproximar ainda mais de nossos atuais clientes e ampliar o escopo de atuação da XP Inc. A intenção é que os usuários possam consolidar os investimentos detidos entre as nossas diferentes marcas e também em outras instituições financeiras. Temos convicção de que ao oferecer uma total transparência e facilidade para a comparação dos produtos oferecidos, ficarão mais evidente as vantagens de ser nosso cliente”, diz Gabriel Leal, sócio e diretor comercial da XP Inc.

Para Renan Georges, sócio-fundador da Fliper, fazer parte da XP Inc. gera oportunidades para o crescimento exponencial do negócio. “Temos diversas sinergias que irão nos trazer muita segurança e acelerar o nosso crescimento nos próximos anos. Fizemos questão de garantir em contrato a independência da gestão para que os nossos usuários tenham a certeza de que trabalharemos da mesma forma com todas as instituições financeiras, oferecendo transparência e prestando sempre os melhores serviços alinhados aos interesses dos usuários”, afirma.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.