Alta definição vai encarecer TV por assinatura

Presidente da ABTA explica que sinal custa caro às operadoras, que precisam montar um canal independente de transmissão e adquirir novos equipamentos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A televisão de alta definição vai aumentar o preço das TVs por assinatura. De acordo com o presidente da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), Alexandre Annenberg, isso acontecerá porque, para se adaptar ao novo sinal, as empresas terão de gastar muito dinheiro.

“Será preciso montar um canal independente de transmissão, adquirir novos equipamentos e isso custa bastante caro. Além disso, as emissoras terão que manter funcionando o canais de transmissão standard e isso também tem custos. Por isso, será inevitável fazer um repasse aos clientes”, afirma.

Annenberg explica que ainda não é possível determinar o quanto o serviço aumentará nem quando o reajuste ocorrerá. “É preciso uma série de adaptações e ainda não dá para concluir muita coisa. O que sei é que nos EUA o valor da assinatura foi elevado em US$ 7, quando o sinal de alta transmissão entrou no ar. Esse valor pode servir de referência para o País”.

Continua depois da publicidade

TV Aberta

O presidente explica que as emissoras de canal aberto também sofrerão com esses gastos, mas elas não têm como cobrar do telespectador esses gastos. “Elas incluem esses gastos no modelo de negócio escolhido por elas e repassam como pode, para publicidade, talvez”.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) explicou que o aumento é legal e pode ser praticado. No entanto, a instituição ressaltou que nenhuma operadora pode obrigar os clientes a migrar de sistema.

Vale lembrar que, para receber o sinal de alta definição, além da taxa extra na mensalidade, os clientes terão de adquirir o conversor que recebe o sinal HD (high definition) e um televisor compatível. As operadoras de TV por assinatura também precisarão mudar suas transmissões e conversores, em razão da chegada da TV Digital de alta definição (HDTV) ao Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.