Conteúdo editorial apoiado por

Declaração de isento pela TV pode se tornar realidade em 2009

Solução permitirá que o contribuinte tenha a disposição mais um canal para enviar sua declaração: a TV Digital

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Fazer a declaração do Imposto de Renda via TV Digital deve se tornar uma realidade no próximo ano. A empresa HXD criou uma solução que permitirá que o contribuinte tenha à disposição mais um canal para enviar sua declaração: a TV.

“Nossa intenção é criar mais um canal, para facilitar a vida do contribuinte. Acredito que no próximo ano, quem for fazer a declaração de isento já poderá fazer por meio da interatividade da TV Digital. Começaremos pela declaração de isento, porque é a mais fácil, mas a intenção é que em pouco tempo seja possível fazer a declaração simples e a completa por esse sistema”, explica o diretor-presidente da HXD, Salustiano Fagundes.

Ainda segundo o diretor, a solução foi doada para a Receita Federal . “A iniciativa surgiu porque queremos incentivar o uso efetivo da TV Digital pelo governo, levando serviços aos cidadãos. Além disso, a receita tem esse perfil de querer inovar e facilitar a vida dos contribuintes”.

Continua depois da publicidade

Como funciona

Fazer a declaração de isento pela televisão será fácil. O telespectador usará o controle da TV para preencher os dados necessários. No total, são nove telas, onde será necessário incluir CPF, título de eleitor e data de aniversário, e responder sim ou não para perguntas como: tem carro, possui conta-corrente ou poupança?, entre outras.

“A solução é prática. Fizemos testes com pessoas que não possuem familiaridade com a internet e pedimos que elas preenchessem a declaração via web e via TV Digital. Na internet o processo demora entre 15 e 30 minutos, pela TV ninguém demorou mais do que 5 minutos”, afirma Salustiano.

Interatividade

Para usar a interatividade da TV Digital para declarar o imposto, será necessário um conversor com o software Ginga (que permite a interação), ligado a uma conexão web (pode ser banda larga, discada ou GSM, por meio do celular). “As fabricantes prometeram que os conversores com o Ginga começam a chegar ao mercado no meio desse ano”.

Continua depois da publicidade

O presidente da HXD afirma que quem pretende comprar o set-top-box deveria esperar os novos modelos estarem à venda. “Não só para poder declarar o imposto, mas também porque a interatividade é a grande novidade desse modelo de TV. Sem o Ginga, a TV Digital é apenas uma TV com imagens melhores”.

Salustiano acredita que a declaração via TV será um sucesso, uma vez que a TV Digital deve se tornar ainda mais popular, quando os conversores começarem a custar menos. “Nenhuma tecnologia começou barata e com muitos usuários, nem os celulares, nem a internet. Mas em breve os preços devem cair e haverá mais adeptos dessa tecnologia. Acredito ainda que o Ginga será uma realidade mais cedo do que imaginávamos, e que a partir do segundo semestre desse ano já seja possível fazermos teste de interatividade”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.