Publicidade
SÃO PAULO — Desde o início da pandemia de coronavírus, a XP Conteúdos, plataforma gratuita que reúne informações e análises sobre investimentos da XP Inc., cresceu em números de acessos diários – registrando, em média, o triplo de usuários ativos em relação aos meses anteriores.
Lançada em julho do ano passado, a plataforma reúne conteúdos sobre cerca de 250 ativos, incluindo ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento, imobiliários e de previdência, além de análises econômicas e setoriais, sugestões de aplicação para variados perfis, recomendação de carteiras, guias de comparações de investimentos e dados de mercado em tempo real.
Segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP Investimentos, os resultados alcançados atestam o bom caminho editorial tomado pela equipe e indicam que a crise despertou nas pessoas um maior interesse por informações financeiras.
Continua depois da publicidade
“No último mês, tivemos um crescimento exponencial e estamos conseguido manter o nível de acessos e usuários ativos em patamar elevado, por mais que o mercado tenha dado uma estabilizada. Os números indicam que não foi um aumento pontual durante os circuit breakers nas primeiras semanas de março, o que mostra que os investidores estão buscando cada vez mais conteúdos de qualidade”, revela.
Com o avanço da Covid-19, a equipe de mais de 40 profissionais intensificou a produção e também deu prioridade à criação de conteúdo com transmissões ao vivo para dar mais agilidade na forma com que as informações são passadas para o investidor.
Ferreira aponta que a plataforma tem realizado, em média, três lives por dia, com profissionais do mercado financeiro nacional e internacional, executivos de empresas e membros do governo.
Continua depois da publicidade
O ministro da economia, Paulo Guedes, o fundador da Oaktree Capital Management, Howard Marks, e a presidente da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, por exemplo, já participaram dos debates promovidos pela XP desde o início da pandemia.
“Já fizemos mais de 70 lives, por meio do Zoom ou Youtube, e elas estão disponíveis, na íntegra, na nossa plataforma, com o resumo das principais informações”, afirma Ferreira.
Mudanças profundas
Mesmo com a pior queda mensal do Ibovespa em mais de 20 anos, o número de investidores individuais pessoa física registrados na B3 bateu novo recorde, com mais de 2 milhões de CPFs em março.
Continua depois da publicidade
Para o estrategista-chefe da XP, a crise revela uma mudança de paradigma por parte do investidor brasileiro, que, mesmo com a oscilação do mercado, continua aplicando em renda variável e assumindo certos riscos em sua carteira.
Nesse contexto, Ferreira avalia que o trabalho de produzir conteúdo se torna ainda mais valioso, tendo em vista que os investidores individuais costumavam ser os primeiros a vender seus ativos quando a bolsa caía e, com isso, acabavam perdendo grandes oportunidades nos momentos de recuperação do mercado.
“Levar informação de qualidade e precisa tem ajudado as pessoas a ver essa queda da bolsa como uma oportunidade de aumento de exposição à renda variável. Hoje em dia, todo esse trabalho que estamos fazendo na área de conteúdo, alinhado com os nossos influenciadores nas redes sociais, políticos e gestores, que têm falado diretamente com o mercado através de nós, faz com que mesmo o investidor iniciante tenha acesso à opiniões relevantes de pessoas experientes do mercado de forma rápida, o que antes era impossível”, aponta.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.