Dia dos Pais com presentes mais baratos e serviços mais caros, diz FGV

Os preços dos serviços que mais subiram este ano estão show musical (12,60%), teatro (11,06%), cinema (8,90%) e refeições em restaurantes (8,85%)

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Os filhos que presentearão os pais no próximo domingo (11) devem encontrar preços de presentes abaixo da inflação média acumulado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que foi de 5,86% entre agosto de 2012 e julho de 2013. É o que afirma um levantamento realizado pelo economista da FGV/IBRE, André Braz.

Já se a intenção é comemorar saindo para almoçar fora ou indo ao cinema a situação não é a mesma. O economista explica que foram os serviços que elevam a inflação da lista apurada por ele.

A variação média dos produtos e serviços mais procurados para comemorar o Dia dos Pais subiu 7,12% no mesmo período de cálculo do IPC. Em 2012, a variação média dos itens pesquisados — os quais não são, necessariamente, os mesmos analisados este ano —, foi de 4,79%, abaixo da inflação da época, 5,65%.

Continua depois da publicidade

Preços
Na lista do economista, os preços dos serviços que mais subiram este ano estão: show musical (12,60%), teatro (11,06%), cinema (8,90%) e refeições em restaurantes (8,85%).

Em contrapartida, os presentes que ficaram mais baratos foram: aparelho de celular (-3,32%), vinho (0,47%), relógio (0,62%) e máquina fotográfica (1,3%).

Para aqueles filhos que pretendem presentear seus pais com cintos (5,02%), artigos esportivos (4,84%), perfume (4,63%) ou roupas masculinas (4,59%) também é bom preparar a carteira. Mesmo abaixo da inflação, esses itens ficaram mais caros se comparados aos preços do ano passado. Veja lista completa: 

Continua depois da publicidade

Dia dos Pais
Produtos e Serviços Variação acumulada em 12 meses
*FGV/Ibre
Vinho 0,47
Refeições em restaurantes 8,85%
Computadores 3,41%
Aparelho telefônico celular -3,32%
Máquina de fotografar e filmar 1,30%
Roupas masculinas 4,59%
Calçados masculinos 3,44%
Relógio 0,62%
Cintos masculinos 5,02%
Perfume 4,63%
Artigos esportivos 4,84%
Dvd / cd 1,71%
Cinema 8,90%
Show musical 12,60%
Teatro 11,06%

Para Braz, o consumidor deve ficar atento de que nem sempre o produto que apresentou maior queda no preço é o melhor presente. “O bom presente é aquele que cabe no orçamento sem gerar dívidas para o futuro.”

Para os consumidores que vão às compras, ele aconselha que procure compre à vista, evite parcelamentos, busque pelo menor preço e abuse da criatividade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.