Publicidade
SÃO PAULO – A busca por uma fonte de energia 100% limpa e que valha a pena ainda está longe de chegar ao final. Além da eólica e solar, são poucas as que, de fato, se encaixem nessas categorias. Apesar disso, Bill Gates é uma das pessoas que acredita que, sim, existem outros caminhos para uma fonte de energia não poluente.
Segundo o portal Tech Insider, uma das soluções pela qual o bilionário se interessa é a de fissão nuclear, capaz de dividir dois átomos em um para criar eletricidade. Ele já possui, inclusive, uma empresa privada de pesquisa e fissão nuclear, a chamada TerraPower.
Com uma planta piloto estimada para 2024, a TerraPower está criando um reator de ondas transversais para conseguir levar a fissão nuclear para o cenário das energias limpas. A grande diferença dessa fonte é que o processo desse reator acaba transformando urânio, um produto secundário desse processo, em combustível.
Continua depois da publicidade
Segundo Gates, é que todos a adotassem esta fonte de energia porque “a economia, segurança, desperdício e todos os parâmetros chave são drasticamente melhores”. “Países como Índia, Coréia, Japão, França e Estados Unidos já trabalharam com energia nuclear avançada. Mas hoje quase metade de todas as plantas nucleares estão sendo construídas na China”, explicou o bilionário sobre a centralização da tecnologia.
Para que ela de fato aconteça, entretanto, ele também afirmou que precisaria ser barato e seguro o suficiente para que muitas pessoas abracem a ideia e ampliem. Gates acrescentou que um ponto importante para que a energia de fissão nuclear aconteça é o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. “Não devemos esperar milagres”, disse em entrevista ao portal.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.